© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

É PASCOA!

March 29, 2018

 

Estamos em época de Páscoa, festa cristã, com origem no que os hebreus chamavam de "Pessach", cujo significado, na igreja primitiva, é "passagem", o que tem a ver com a fuga do povo de Moisés do Egito.

Na era cristã, o motivo de celebração da Páscoa passou a ser a ressurreição de Jesus Cristo, a renovação da vida.

Do latim "pache", que deriva do grego "paskha", expressão adaptada do hebraico "peschad", Páscoa continua com o significado de PASSAGEM. Porém, com o significado de RESSURREIÇÃO ou RENASCIMENTO.

Mas, o que é RENASCER?

A resposta está no diálogo de Jesus Cristo com Nicodemos, em João 3:1-21, onde Nicodemos, um fariseu e membro do Sinédrio, uma espécie de chefe dos Judeus.

Jesus lhe disse:

 

...Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”.

 

Nicodemos lhe pergunta "como pode alguém voltar ao ventre materno e nascer de novo?

E Jesus lhe responde:

 

“Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (João 3:3-7).

 

Estamos em uma época, onde os valores cristãos e, mais ainda, os símbolos cristãos, estão sendo vulgarizados e, com isso, a mensagem de Jesus Cristo, de que precisamos nascer de novo.

 

Nos últimos tempos, vi com relativa frequência, o personagem maior do Cristianismo Jesus Cristo ser comparado com lideranças políticas, muitas delas com um trajetória recheada de símbolos e teses defendidas, cujo conteúdo está longe de ter qualquer possibilidade de ser comparado à trajetória de Jesus Cristo.

 

Nós, luteranos, usamos a cruz vazia, não a cruz com Cristo pregado, porque esta é a mensagem que importa a partir da ressurreição de Cristo. Páscoa é renascimento, é "nascer de novo".

 

Que a época de Páscoa nos ajude a refletir sobre os tempos atuais e nos dê coragem de se rebelar contra todas as situações, mensagens, vilipêndio, profanação e heresia, tão constantes nos dias atuais. Que possamos voltar nossos olhos para o verdadeiro Cristo e para a sua mensagem de libertação. A libertação não é uma promessa, algo que precisamos conquistar. Cristo já nos libertou. Esta é a nossa graça. Que assim seja.

 

Prof. Uwe Roberto Strauss