© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

FÉRIAS DE INVERNO: O QUE FAZER? DESCANSAR OU MANTER O PIQUE?

July 20, 2017

 

As tão esperadas férias escolares de inverno chegaram. Professores se encontram em jornadas pedagógicas de capacitação e rodadas de estudos, além de aproveitar o período para reorganizar livros, anotações e colocar as leituras em dia. Alunos, por sua vez, aproveitam o período para descansar, viajar e se divertir. Nos estados do sul, com o frio característico da época, nada melhor do que um filme, pipoca, chocolate quente, fogo na lareira ou um bom chimarrão, não é?

É bom dar uma relaxada nos primeiros dias, mas é importante manter uma rotina de estudos nos dias que seguem, especialmente se você está no 3º Ano do ensino médio e está se preparando para o ENEM ou para o vestibular em alguma faculdade.

 

Mas, como se organizar?

 

1. Organize uma rotina: Mantenha um tempo de descanso e de lazer. Assista filmes, vá ao cinema, saia com os amigos. Mas organize um horário diário para leituras e estudo;

2. Dê prioridade às dificuldades: Na metade do ano, já há muito conteúdo trabalhado em sala de aula. Não adianta se apavorar. Não adianta correr atrás de tudo o que foi trabalhado durante o semestre. Identifique as suas reais dificuldades e priorize estas;

3. Atualize-se: Vai viajar? Leia jornais do lugar, identifique os pontos turísticos e informe-se sobre eles, informe-se sobre a história do local. Isto vai estimular o seu senso crítico e vai lhe dar experiências, que podem ser usadas para análise e comparação e como exemplos em redações. Leia jornais, revistas diferentes, assista filmes históricos e documentários.

 

Terminaram as férias? Siga o ritmo e intensifique os estudos. Não esqueça que o segundo semestre é um período com muitos eventos e o tempo geralmente é menor do que o do primeiro semestre. Foque nas dificuldades e mantenha uma rotina de estudos.