© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

REFORMA DO ENSINO MÉDIO REFORMAR O QUE?

March 2, 2017

 

   Agosto de 2016, um mês conturbado no cenário nacional. Tão conturbado, que acabou afetando também a educação nacional, com a edição da Medida Provisória 746, que traz alterações na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96.

   O documento normativo provisório, submetido ao Congresso Nacional, visava reformular o Ensino Médio, prevendo a flexibilização do percurso do estudante, justificando que a então estrutura é considerada engessada e distante do interesse dos jovens.

   Na sequência, um turbilhão de manifestações apontavam equivocadamente pontos da MP 746/2016. Entre eles, que não haveria mais a oferta de história, sociologia, filosofia, artes e educação física; que somente português e matemática seriam obrigatórios; que agora não será mais necessário diploma de licenciatura para lecionar na educação básica, etc.

   Pouco a pouco, o texto foi entendido melhor e os equívocos divulgados passaram a ser substituídos por preocupações sobre os destinos do ensino médio no país.

   História, sociologia e filosofia não deixarão de ser ofertados. Estão incluídos na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, cujos conteúdos serão definidos na BNCC – B