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Rio Grande do Sul - Brasil

ERA UMA VEZ...

January 25, 2017

... uma rainha que vivia em um grande castelo.

Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela também tinha um espelho mágico. 

Um dia, querendo avaliar a sua beleza também, ela perguntou ao espelho:

- Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?

O espelho olhou bem para ela e respondeu:

- Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é uma resposta assim tão simples. Hoje em dia, para responder a sua pergunta, eu preciso de alguns elementos mais claros.

Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar:

- Como assim?

Veja bem - respondeu o espelho - em primeiro lugar, preciso saber porque Vossa Majestade fez essa pergunta, ou seja: o que pretende fazer com minha resposta? Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo? Pretende examinar seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum critério externo? É uma avaliação considerando normas ou critérios predeterminados? De toda forma, é precisa, ainda, que Vossa Majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos resultados.

E o espelho continuou:

- Além disso, eu preciso que Vossa Majestade defina com que bases devo fazer essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? Quem devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro lado, se utilizar parâmetros nacionais, poderei ter outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. mas, se perguntar aos seus conselheiro, acho que minha rainha terá o primeiro lugar. Depois, ainda tem o seguinte: - continuou o espelho - Como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar o grau dessa beleza? Utilizo a observação?

E o espelho concluiu:

Finalmente, será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a considerar...

 

Autor desconhecido.

Texto adaptado de Utilization-Focused Evaluation,

Londres, Sage Pub, 1997, de Michael Quinn Patton.

 

 

Há poucos dias, foram divulgados os resultados do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Todos os anos acontece isso e diversas escolas iniciarão a divulgação de publicidade, apresentando a sua posição no "ranking" do ENEM.

Gosto de me reportar à origem da prova realizada com alunos do 3º Ano do Ensino Médio ou egressos do Ensino Médio. O ENEM é um exame que tem por propósito, pelo menos na sua origem, ser um instrumento de avaliação das instituições, para fornecer dados ao MEC sobre o desempenho das escolas, a partir dos resultados dos aluno que realizam as provas.

Penso que é sempre pertinente perguntar-se se é adequado estabelecer um ranking de escolas, a partir dos resul