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Rio Grande do Sul - Brasil

ÉPOCA DE MATRÍCULAS CHEGANDO. COMO AUMENTAR O NÚMERO DE MATRÍCULAS?

December 16, 2016

 

Estamos em época de renovação de matrículas e captação de alunos novos, nas escolas.

É um período em que as escolas se preparam para receber a visita de futuros alunos. Também é um período em que as escolas, de alguma forma, abrem as portas, para que o público externo tome conhecimento sobre o que se faz na instituição.

É um período estratégico e importantíssimo para as escolas. Qual é a instituição que não tem o desejo de aumentar a captação de alunos. Mas como fazer isso?

Responder a pergunta não é tão simples assim. É preciso olhar para o cenário atual. O ano de 2016 é um ano conturbado. Muitas escolas sentiram o impacto da crise que assolou o país. E continuam sentindo. Há notícias de escolas fechando as portas, por todo o país.

As famílias tem procurado reduzir seus custos e a mensalidade escolar está entre os muitos itens que geralmente são reavaliados.

Um outro aspecto que é preciso avaliar é que já vem de algum tempo que a curva do número de jovens em idade escolar, especialmente no ensino médio, vem reduzindo. Qualquer observador mais atento aos dados estatísticos, verá que a população está envelhecendo, ou seja: há menos crianças nascendo e o número de jovens por família é menor.

Assim, temos um público menor para a captação de alunos, comparado com anos atrás. As instituições precisam ser mais perspicazes nas suas estratégias.

Não se pode desperdiçar nenhum tipo de oportunidade. Não há mais "abundância". Estamos em uma fase de "vacas magras". Há uma relativa escassez de clientela para a captação de alunos e as estratégias não podem ser as mesmas que as utilizadas em época de "vacas gordas".

Gosto muito de uma citação, cujo autor desconheço, mas a citação certamente já é de domínio público, que diz algo mais ou menos assim: "em águas calmas qualquer marinheiro navega. O bom marinheiro aparece quando se navega em mares revoltos".

As escolas que não qualificaram a sua oferta em época de abundância, terão dificuldades nesta época de escassez. Parece não ser necessário dizer que, nesta época, quem tiver condições de matricular os filhos em escola privada, vai fazê-lo de forma muito seletiva. 

Aquelas escolas ou redes que ainda não tiveram escolas fechadas, deverão rever os seus critérios a aprender com a crise.

Qual escola avalia os números e indicadores e procura identificar qual é o número de potenciais clientes para a sua instituição, quantos destes procuram a escola e quantos, ao final, formalizam a sua matrícula?

A minha experiência de anos como gestor educacional traz uma leitura, ainda que cercada de algum empirismo, de que o número de alunos em escola privada é de, em média, 1% a 2% do número da população do município. Há situações o