© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

A EDUCAÇÃO DO FUTURO

October 12, 2015

Recentemente li um artigo enviado pela Coordenação de Educação da CNEC, que comenta uma pesquisa da World Innovation Summit for Education (WISE), da Fundação Catar, com as considerações oriundas de 645 especialistas que participaram da pesquisa.
Segundo a pesquisa, até 2030, a maior parte do ensino será personalizada, ou seja: acompanhará o ritmo e os interesses de cada aluno. Aulas online passarão a ter cada vez mais ênfase no dia a dia do aluno. As escolas passarão a focar nas demandas do aluno e professores se tornarão tutores.
No estudo, 93% dos especialistas apontam que a inovação social, tecnológica e pedagógica será a chave para os avanços na educação, nos próxmios anos.
A ideia de que "cada um aprende no seu ritmo" já é recorrente e, diga-se de passagem, percebo cada vez mais esta realidade como concreta, especialmente com as escolas que passam a adotar Sistemas de Aprendizagem Adaptativa (Adaptive Learning).
Os Sistemas de Aprendizagem Adaptativa são espaços onde o aluno pode vivenciar situações de aprendizagem e impor o seu ritmo.
São oportunidades para ver textos, exercícios, testes, experiências, vídeos, etc... O aluno faz o seu horário e impõe o seu ritmo, em complemento ao que estuda em sala de aula.
É preciso considerar que cada vez mais os processos educacionais e os conteúdos - notas, livros, exercícios e apresentações - estão sendo digitalizados. 
O Ensino Adaptativo se apoia na análise desta massa de dados para sugerir novos caminhos de aprendizagem e novas formas de ensino.
Espera-se que no futuro seja possível explorar correlações entre aprendizagem e conteúdo, permitindo que se atue sobre ambos de forma quase científica.
Lembro-me de um Congresso de Professores, em Novo Hamburgo/RS, nos ano 90, onde já se falava dos "hipertextos", links que remetem de um lugar para outro em textos da www (world wide web).
O conceito novo que vem chegando com o advento da Adaptive Learning é cunhado pela expressão "Big Data", ou em tradução para o português "Megadados".
Segundo este conceito, é possível criar mecanismos de controle e gerenciamento do desempenho dos alunos, por intermédio de softwares que podem traçar correlações entre os resultados dos alunos e as características do que o aluno está estudando, inclusive quanto ao aspecto temporal, podendo identificar em que momento do dia determinado tema tem maior rendimento para o desempenho do aluno.
O resultado desta análise já levaria a instituição a preparar o seu programa adaptado ao perfil deste aluno.
O tema ainda é polêmico, mas vale a pena acompanhar e ver os seus desdobramentos.