© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

TODO PROFESSOR É UM VENDEDOR

February 27, 2015

Todo professor, no primeiro dia de aula, deveria vender para seus alunos quatro coisas.
Primeiro, vender a si mesmo. Vender o melhor de si mesmo. Vender o seu entusiasmo pela educação. Vender a sua paixão pelo seu trabalho. Vender o seu prazer em dar aulas e poder passar o ano com seus alunos.
Infelizmente muitos professores vendem o pior de si no primeiro dia de aula. Começam dizendo que são duros e exigentes. Que não gostam disso e  daquilo como se isso fosse motivar o aluno para estudar mais e prestar atenção nas aulas. Imagine você entrar numa loja e o vendedor atendê-lo cheio de regras e com dureza. Você não compra nada. Imagine você ir participar de uma missa ou um culto na sua igreja e o padre ou o pastor entrar de cara amarrada, enérgico e frio. Você não cria amor pela religião e desiste no próximo domingo.
No primeiro dia de aula você deve conquistar o aluno. O aluno deverá comprar a sua pessoa, o seu jeito, o seu trabalho. Distribua balas ou pirulitos com uma frase de efeito. Faça cada aluno ler a suamensagem. Conte histórias e parábolas estimulantes. E as regras? Depois, no segundo ou terceiro dia, você fala e explica suas regras para as coisas funcionarem melhor. Mas, no primeir dia, venda amor, venda alegria, venda vontade, venda o melhor de si, pois, se eles comprarem sua pessoa, será mais fácil comprarem sua matéria.
Depois de vender a si mesmo, você deve vender um sonho para os seus alunos. Penso que todo professor antes de qualquer coisa deverá dedicar bons minutos para fazer seus alunos pensarem por que irão estudar. Em função de quê? Qual o seu projeto de vida? Qual é o seu sonho? Faça-os escreverem num papel e lhe entregarem. Você só poderá ajudar pessoas que querem alguma coisa. Faça-os sonharem. Desperte-lhes uma meta, um objetivo. Dê exemplos, sugestões. Uma missão, uma profissão, uma contribuição para a sociedade, querer melhorar de vida, ter uma vida mais confortável, etc. Faça-os olharem para o futuro, para o fim do ano, para daqui a cinco, dez ou vinte anos. Imaginem-se daqui a dez anos. Um bom professor é um vendedor de sonhos, é um motivador. Dos sonhos vem a vontade, vem a energia para poder estudar, fazer os temas.
Estudar exige esforço e esforço exige energia e enrgia vem dos sonhos. Depois, você irá relacionar tudo aos sonhos. Eles não devem fazer as coisas porque a escola é chata e os professores querem. Porque os pais os obrigam a estudar. Eles devem fazer as coisas porque eles têm sonhos para realizar, uma missão para cumprir, uma contribuição para dar ao mundo.
Venda a autoestima. Faça-os acreditarem em si mesmos e na capacidade que cada um tem de realizar os seus sonhos. Fale dos talentos, dos dons e das interligências múltiplas. Todos são bons em alguma coisa. Ninguém é burro. Todos têm capacidades de desenvolver a inteligência, ou seja, de se tornarem melhores, pessoas melhores. Conte histórias e ilustre com exemplos e fatos.
E, por fim, venda a sua matéria. Por que é bom estudar a sua matéria? no que irá contribuir para a vida deeles e para a construção dsoseus sonhos. Pensando bem, há uma relação em tudo isso. Faça essa ligação e mostre o sentido dos seus contúdos. Muitos professores vendem sempre o pior da matéria. Falam das provas, das notas, falam de reprovação, das dificuldades, etc. Outros até falam mal dos seus antigos alunos para o novo professor como se isso fosse ajudar em alguma coisa. Muitos alunos criam certas barreiras com certas matérias, devido ao professor que se vendeu mal e porque não lhes vendeu o valor e o sentido da matéria.
Penso que fazendo assim, você professor, irá criar boas condições para que as coisas aconteçam na sala de aula. Você irá despertar energias que farão o seu trabalho e suas aulas interessantes.
Encante-se com sua escola, ou a escola o desencantará. E aí é o fim. Pense nisso, querido professor e faça do seu primeiro dia de aula um dia marcante na vida dos seus alunos.

 

(Texto retirado da Revista do Professor, nº 101, Jan/2010, escrito por Adroaldo Lamaison, Licenciado em Filosofia e Teologia e Diretor da Lamaison Training Ltda)



Leia mais: http://www.educadorpontocom.com.br/news/todo-professor-e-um-vendedor/