© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

Em dias frios como os dias atuais, é comum ouvir falar da SENSAÇÃO TÉRMICA, cujo índice normalmente é inferior ao que é marcado no termômetro.

Mas, como se calcula a SENSAÇÃO TÉRMICA???

A sensação térmica é a temperatura que realmente sentimos, cujo valor é influenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela umidade e pela densidade do ar, entre outros fatores climáticos.

Os valores da sensação térmica geralmente são tabelados para velocidades comuns do vento.

Porém, existe uma fórmula empírica para calcular esses valores:

ST = Sensação Térmica

T = Termperatura em Graus Célsius

v = Velocidade do vento em Km/h

Vamos imaginar uma temperatura de 5 Graus Centígrados, com o vento com uma velocidade de 20 Km/h.

Nestas condições, a Sensação Térmica será de -11,64 Graus Centrígrados, se aplicarmos a fórmula da Sensação Térmica acima:

A Equação da Sensação Térmica foi criada por Falcone (1968) e Dare (1981), a partir da Equação de Siple.

Paul Siple participou da segunda Expedição Byrd (1939-1940), na Estação Litle América, na década de 1930, onde fez algumas experiências com água em temperaturas diferentes.

Paul Siple conseguiu estimar qual era a quantidade de calorias dissipadas pelos meios meteorológicos, observando o tempo que a água leva para congelar.

Pelas observações, Paul Siple verificou que quando o ar atinge uma superfície mais quente que ele, a superfície perde calor para as primeiras parcelas de ar que a atinge. A medida que o ar vai se renovando, as novas partículas de ar que atingem a superfície também recebem calor da mesma.

Em um dado momento, a superfície e o ar entram em equilíbrio térmico, independente da temperatura.

No corpo humano, a temperatura da pele seca é em torno de 33º. A pele, exposta ao vento, passará a trocar calorias do corpo com o ar. Com o aumento da velocidade do vento ou a diminuição da temperatura do ar, a troca acontecerá mais rapidadmente.

Depois de coletar os dados, Siple chegou à seguinte equação:

O resultado da equação (H) fornece a perda de calorias em quilocalorias por metro quadrado.

A Equação da Sensação Térmica ou Equação da Temperatura Equivalente de Wind Chill é uma variação da Equação de Siple e mede a temperatura que a pessoa sente quando exposta às intempéries.

A Equação da Sensação Térmica é confiável para temperaturas entre -30º C e 20º C. O gráfico desta equação é de uma função quadrática, sendo que quando T = 33 se torna uma reta.

Abaixo, uma tabela que relaciona a sensação térmica, em função da temperatura e da velocidade do vento.