© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

A HISTÓRIA ORIGINAL DO NATAL

Você se comportou direito durante o ano?

Assim como acontece em outros momentos na cultura, o Natal não escapou de uma confusão de histórias, lendas e folclore. Não fosse assim, o que, na verdade o nascimento de Jesus Cristo tem a ver com o Papai Noel? São duas histórias diferentes.

Sim, a data prevista para o nascimento de Jesus Cristo é reconhecida como sendo o dia 25 de Dezembro.

Papai Noel, por sua vez, tem a ver com a história de SÃO NICOLAU, também conhecido como SANTA CLAUS ou, na cultura contemporânea, PAPAI NOEL.

Mas, a história de SANTA CLAUS tem a ver com o Arcebispo de Mira, na Turquia, que viveu no Século IV, Nicolau. O Arcebispo Nicolau era conhecido pela sua riqueza de família e costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Há relatos de que colocava o saco com moedas de ouro nas chaminés das casas.

 

Nicolau foi declarado santo, depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. 

A data de 06 de Dezembro é atribuída à data da morte de São Nicolau. Esta data passou a ser comemorada, na Alemanha, como o Dia de Santa Claus, ​o primeiro Papai Noel.

Os trajes de bispo, atribuídos a SÃO NICOLAU, geraram as atuais vestes do PAPAI NOEL, imagem que se tornou popular nos EUA e Canadá, no Século XX, devido à influência da Coca-Cola.

A lenda de São Nicolau, traz junto uma figura mitológica, o Krampus ouPelznickel. Krampus vem do alemão antigo Krampen, cujo significado é "garra". Pelznickel vem da união das palavras Pelz, cujo significado em alemão é "pelagem" e Nickel, cujo significado em alemão é o diminutivo de Nicolau.

Krampus ou Pelznickel é o oposto de SANTA CLAUS. Diz a lenda que Krampus surge nas cidades, no dia 06 de dezembro, Dia de São Nicolau ou Dia de Santa Claus, junto com Santa Claus.

Os seres com chifres e feitos de galhos e barba-de-velho, vivem no mato, de onde saem, para acompanhar Santa Claus.

Os Krampus pedem às crianças se elas se comportaram durante o ano. Se a resposta é positiva, ganham presentes de Santa Claus, caso contrário, são levadas para o mato pelos Krampus.

A tradição germânica do Pelznickel ainda permanece viva em uma cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na cidade de Guabiruba. 

A cidade criou uma associação, que organiza e executa a Festa do Pelznickel, no dia 06 de Dezembro, quando dezenas de Krampus vem às ruas e, junto, vem o Santa Claus.

Segundo a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica, frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia.

A lenda ainda diz que Papai Noel vive com sua esposa, a Mamãe Noel e com incontáveis elfos mágicos e outo ou nove renas voadoras.