© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

REVISÃO/IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

O objetivo é assessorar no entendimento do papel do Projeto Pedagógico, na revisão ou elaboração do Projeto Pedagógico escolar, em uma dinâmica que envolve todos os segmentos da comunidade escolar.

1) Projeto Pedagógico ou Projeto Político Pedagógico? Embora ocorram situações onde os normativos dos sistemas de ensino exigem a nomenclatura "PPP - Projeto Político Pedagógico", há que avaliar se, ao considerar o projeto de uma instituição escolar como um Projeto "Pedagógico", já não estamos considerando os aspectos políticos também? E quais são estes aspectos políticos?

2) Pressupostos Legais - Revisão do embasamento legal e dos normativos que embasam a concepção do Projeto Pedagógico. Quais ações são possíveis? Qual o modelo de escola se quer representado no Projeto Pedagógico? A legislação federal, estadual e/ou municipal permitem a concepção desta escola?

3) O que compõem o Projeto Pedagógico? Embora não se tenha um roteiro padrão que deve ser adotado para a redação do Projeto Pedagógico, há alguns elementos mínimos que devem ser contemplados na redação do mesmo. Que elementos são estes?

4) Como organizar o planejamento do Projeto Pedagógico? O Projeto Pedagógico retrata a organização da escola, para contemplar os anseios da comunidade escolar. Qual o roteiro para organizar o planejamento do Projeto Pedagógico? De que forma envolver todos os personagens da escola, visando uma maior participação no planejamento do Projeto Pedagógico?

5) Como implantar o Projeto Pedagógico? O planejamento do Projeto Pedagógico está pronto. Como implantar as ações? Como acompanhar a execução do Projeto Pedagógico? Quais os papéis de cada integrante e colaborador?

6) Redação do documento base - Uma vez organizado o planejamento do Projeto Pedagógico, este deverá ser redigido em um documento, para maior organização e acompanhamento das ações propostas. Qual a melhor redação para o documento?

7) Avaliações e revisões do Projeto Pedagógico - Não se pode imaginar que um Projeto Pedagógico será permanente e, uma vez concebido, nunca mais será revisado. Obviamente, se a sociedade se desenvolve, a escola também deverá desenvolver-se e, portanto, o seu Projeto Pedagógico precisa ter revisões periódicas, com a atualização das partes que necessitam ser atualizadas.