7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO RELIGIOSO

Este espaço é destinado aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ensino Religioso, da Escola Estadual Irmão Irineu. Neste espaço serão postados periodicamente exercícios de reforço e fixação, com o propósito de auxiliar os alunos a estudar e aperfeiçoar-se no estudo do Ensino Religioso

Para fazer o download, clique sobre os links ou ícones abaixo:

AULA PROGRAMADA

29 DE ABRIL DE 2020

COISAS BOAS PARA CONHECER E RESPEITAR EM TODAS AS RELIGIÕES

A reflexão que trazemos para esta aula, vem de um texto publicado no Portal da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (www.luteranos.com.br) em 05/01/20148 e se baseia no texto bíblico encontrado na Bíblia em  Mateus 2.1-12.

É um texto interessante que fala sobre a influência das diferentes crenças de diferentes povos e fala também sobre a possível existência de um quarto mago, além dos três magos que visitaram a Jesus Cristo, depois do seu nascimento.

Leia o texto e assista o filme O Quarto Sábio, que integra a aula de hoje.

O filme possui mais de uma hora de duração e você pode assistir direto deste site, no seu smartphone ou na tela do seu computador ou notebook.

Clique aqui para ler o texto e assistir o filme...

AULA PROGRAMADA

22 DE ABRIL DE 2020

Já completamos pouco mais de 30 dias em período de isolamento social, com todos em suas casas, preservando a sua saúde e evitando contato com ambientes onde pode ocorrer contaminação com o vírus Covid-19.

É uma fase atípica, onde precisamos ter paciência, ser resilientes e buscar forças e apoio entre os familiares e nos grupos on-line.

Ser seguidor de uma religião ou não é opção de cada um e devemos respeitar esta opção, mas certamente, independente da crença de cada, podemos buscar ao menos um conforto em palavras bíblicas.

Neste sentido, abaixo postamos um vídeo onde um músico alemão Siegfried Fietz, canta o hino "Von guten Mächten wunderbar geborgen" (Fiel e Tranquilamente Rodeado Por Bons Poderes)".

Assista o vídeo e escreva uma redação sobre seus anseios e angústias neste período de Pandemia e como está fazendo para manter-se tranquilo.

Esta redação deve ser escrita a mão e entregue no retorno das aulas presenciais.

AULA PROGRAMADA

15 DE ABRIL DE 2020

Estamos em uma época atípica, em meio a uma pandemia, com informações certas e informações duvidosas. Em quem devemos acreditar? 

Estamos passando por uma fase ímpar. Eu tenho 54 anos de idade e mais de 30 anos de atividade profissional. Posso dizer que já passei por muitas crises e muitas experiências, mas nunca passei por uma situação como esta que estamos passando neste momento.

O vídeo abaixo traz uma reflexão sobre diversas personalidade, que passaram por suas crises.

Assista o vídeo e tire um tempo para sua reflexão pessoal. Onde vocês se encontra hoje? Qual a sua perspectiva para o futuro?

Assista o vídeo e escreva uma redação sobre sua perspectiva para o mundo atual e sobre os seus desejos e anseios para o futuro.

Esta redação deve ser escrita a mão e entregue no retorno das aulas presenciais.

AULA PROGRAMADA

07 DE ABRIL DE 2020

Estamos às vésperas da Páscoa. Para esta aula, vocês deverão ler o texto que se encontra no Blog EDUCADORPONTOCOM, que escrevi em 2018, sobre a Páscoa e o seu significado.
Depois de ler, ficam algumas sugestões de celebração que vocês podem fazer em família, nesta época de isolamento em virtude da Pandemia Covid-19.
O link com as sugestões de celebração remeta ao Portal Luteranos, da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, mas são celebrações que podem ser usadas por seguidores de qualquer denominação religiosa. 

Se não quiserem realizar a meditação em família, esta não é obrigatória, mas leiam, pelo menos, os textos bíblicos de cada meditação.

Para ler o texto do Blog EDUCADORPONTOCOM, clique aqui.

Para acessar as sugestões de meditação, clique aqui.

Para concluir, podem assistir à mensagem de Páscoa do Papa Francisco.

AULA PROGRAMADA

01 DE ABRIL DE 2020

No dia 02 de Abril comemoramos o DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO  DO AUTISMO

Além do autismo, há várias outras patologias que levam à necessidade de inclusão.

O tema inclusão é um tema complexo e delicado, porque envolve sentimentos, necessidades, legislação e sabemos que há casos leves, médios e graves.

Em um folha, escreva um texto com, no mínimo, uma página e, no máximo, duas páginas, sobre o que você entende por inclusão e como você acha que podemos auxiliar estas pessoas que possuem alguma patologia que os leva à necessidade de serem contempladas pela inclusão.

© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil