© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

Em um saguão amplo e ensolarado, pude ter a vista da cidade e da paisagem maravilhosa da Serra Gaúcha. Sentado de frente ao palco, pude observar pela janela, em um poste de luz próximo ao prédio, um ninho de João de Barro e os pensamentos me levaram à relação entre aquele pequeno pássaro que havia construído seu recanto no alto do poste, com a Instituição de Ensino Superior que estava iniciando naquele prédio o primeiro de muitos dias de expansão do conhecimento técnico e acadêmico de grande porte da população de Antônio Prado e região, que passará pelas salas de aula.

A proximidade do ninho de João de Barro com o prédio da FAP certamente foi uma coincidência, mas  tem muitas características peculiares. As duas obras estão no alto, permitindo uma boa visibilidade do entorno. Tanto o João de Barro, na construção dos seus ninhos de barro, como os empreendedores Eduardo e Pedro, na construção de "espaços de aprendizagem", são incansáveis e o fazem com a maestria e habilidade que lhe são peculiares.

No dia 07 de Julho, tivemos a honra de participar da inauguração da FAP - Faculdade de Antônio Prado, um sonho acalentado por vários meses, depois que uma primeira tentativa foi barrada, em virtude de iniciativas que levaram ao embargo de um projeto em uma área de terra de propriedade dos empreendedores, em uma encosta com mata.

Não satisfeitos, os empreendedores Eduardo Rubini e Pedro Bocchese foram a luta, motivados pelo apoio da população, que queria ver este sonho realizado também.

O Município de Antônio Prado cedeu uma área de terra, no alto de um morro, ao lado do Centro de Eventos e um novo projeto arquitetônico possibilitou a construção de um prédio imponente e moderno, que passará a abrigar a sede da FAP, inicialmente em parceria com a UCS - Universidade de Caxias do Sul.

O João de Barro, ave passeriforme da família Furnaridae, cujo nome científico é Furnarius rufus, é um pássaro um pouco menor do que um sabiá, com penas divididas em três cores: a cauda avermelhada, a barriga e a região da garganta de cor branca. O restante do corpo, de cor da terra.

O João de Barro é conhecido pela habilidade com que constrói seu ninho de barro nos postes, traves de porteiras e nos galhos de árvores desnudas e pelo formato do seu ninho, em forma de forno, tem a característica de escolher pontos que possuam boa visibilidade do entorno. A ave passa grande parte do seu tempo envolvida com a construção, muitas vezes mais de uma ao mesmo tempo.