© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

ASSESSORIA NA DEFINIÇÃO DO MARCO REFERENCIAL

A definição do Marco Referencial visa posicionar a instituição em relação à sua realidade atual e definir os objetivos para o futuro, em médio e longo prazo, estabelecendo as ações necessárias a serem desenvolvidas, para alcançar estes objetivos.

É uma estratégia de planejamento que utiliza recursos e ferramentas do Planejamento Estratégico, colocada de forma mais próxima à realidade da escola.

 

A definição do MARCO REFERENCIAL passa por diversas etapas:

 

1. DEFINIÇÃO DE CENÁRIOS (Marco Situacional)

2. DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS (Princípios Pedagógicos)

3. DEFINIÇÃO DA MISSÃO (Marco Operativo ou Operacional)

4. DEFINIÇÃO DA VISÃO (Marco Doutrinal)

Definidas estas etapas, é realizada a leitura da realidade da instituição, compondo um diagnóstico detalhado, que envolve todos os segmentos da instituição.

Com o diagnóstico definido, é possível estabelecer as opções e objetivos estratégicos da instituição, para um período estabelecido.

Ao final, define-se o PROGRAMA DE POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS, que compõe o PLANO DE TRABALHO da instituição, para o período determinado.

Para a definição do Programa de Políticas e Estratégias, utilizamos uma Matriz de Análise Estratégica, ferramenta que permite o cruzamento dos dados dos cenários (ambientes externos e internos), com os dados das forças e fraquezas identificadas na instituição, permitindo um mapeamento detalhado da instituição.