© Todos os direitos reservados
     Criado por:

WERKSTATT STUDIODESIGN

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento é pessoa jurídica, registrada no CNPJ sob o nº 27.900.272/0001-02
Rio Grande do Sul - Brasil

ANÁLISE DO AMBIENTE, CENÁRIOS E CLIMA ORGANIZACIONAL

EDUCADORPONTOCOM Capacitação e Desenvolvimento desenvolveu estratégias para avaliar e diagnosticar os cenários e ambientes, possibilitando identificar diversas situações que comprometem o trabalho e os resultados de instituições.

A participação de uma assessoria terceirizada no processo de diagnóstico institucional é pertinente, na medida em que permite a isenção na avaliação dos processos, sem que o diagnóstico corra o risco de sofrer influências por interesse de integrantes do público-alvo ou de grupos que podem influenciar, sem a devida isenção, o resultado do diagnóstico.

Trabalhamos com um processo de observação e avaliação, a partir de técnicas de investigação institucional, avaliando os cenários da escola e o que denominamos de "ritualização dos processos", inspirado na observação e no convívio de anos em escolas.

Enquanto colaboradores de uma instituição escolar, os docentes estão sujeitos às mudanças, influências e interferências externas do Sistema de Ensino, da legislação educacional e geral e da cultura da comunidade onde está inserida, sendo que os docentes e a escola não têm controle, estando sujeitos a estas interferências.

A organização dos processos decorre tanto da gestão pedagógica, quanto asminitrativa, bem como da prática docente em sala de aula.

Nos propomos a analisar e avaliar as concepções epistemológicas que tentam explicar o ato educativo, identificar como ocorrem as relações e os rituais no ambiente escolar e identificar os processos pedagógicos que contribuem para a redução de mudanças na proposta pedagógica da escola, além de compreender a organização dos processos pedagógicos a partir das diversas influências externas sobre a escola.

Para isto, utilizamos diversas técnicas de investigação institucional e a análise de indicadores da instituição, tanto de registros internos quanto de dados públicos encontrados em portais governamentais.

A análise dos ambientes e cenários terá diferentes etapas, com maior ou menor ênfase, de acordo com um diagnóstico preliminar da instituição, podendo conter seminários de sensibilização, fase investigativa, análise e interpretação dos dados, construção de hipóteses e linhas de ação e outras fases que poderão ser definidas, de acordo com o perfil da instituição.